sábado, 10 de abril de 2010

Feliz aniversário

Há um ano acordei repentina com o desejo de realizar um blog. 10 de abril de 2009.

Fato precedente: encontrei uma amiga no samba do Centro Cultural Carioca. Pelo meio da conversa ela me perguntou:
- Você leu o meu texto sobre as mulheres?
- Não, você me manda por email?
- Não será preciso. Ele está publicado no meu blog. Dá um Google no meu nome que será fácil achar.
Ao chegar a casa: fiz a busca, li o texto e, logo em seguida, escrevi para ela já encantada pela facilidade deste encontro.

Coisa mais precedente ainda, além de constante e fruto dos falatórios de poesia em rodas, festas, reuniões de trabalho, casamentos, aniversários etc.. Muitos amigos me sugerindo publicar um livro e eu, pisciana e preguiçosa, me perdia elaborando todas as etapas necessárias a esta realização.

Uma origem: há cerca de cinco ou seis anos fui assistir ao espetáculo “Parem de Falar Mal da Rotina”. Ao final, Elisa Lucinda, poeta e atriz do monólogo, comunica que possui uma escola de se aprender a “falar poesia sem ser chato”. Saindo do teatro, procurei sua produtora, anotei telefone e endereço e, logo no dia seguinte estava ao encontro do meu primeiro poema decorado, o ENSINAMENTO, de Adélia Prado:

“Minha mãe achava estudo
a coisa mais fina do mundo.
Não é.
A coisa mais fina do mundo é o sentimento.
Aquele dia de noite, o pai fazendo serão,
ela falou comigo:
"Coitado, até essa hora no serviço pesado".
Arrumou pão e café, deixou tacho no fogo com água quente,
Não me falou em amor.
Essa palavra de luxo.”


Aprendi que sim, a poesia é a linguagem do sentimento, a única capaz de expressar como eu vivo – já que o ascendente também é peixes – e minha matéria é sonho, imagem, paisagem, imaginação. É água que derrama sem freio, sem receio e espalha a minha palavra me fazendo andar.

Outro dia uma grande amiga me disse: “você está inaugurando uma nova forma de ser uma mulher livre”, frase que muito me marcou. É verdade que vivo poeticamente, sem fronteiras entre o corpo, a alma e a mente, com um feminino vibrante e uma garra pungente. Sei lá o que há de novo nisso. Sei que sentir às vezes é dolorido, agudo, sofrido, mas eu não abro mão. Há uma beleza nisso, um gozo, algo que esgarça as minhas possibilidades humanas, engrossa a minha espessura de acolher a mim e ao outro nas vivências cotidianas.

Escrever não é minha escolha, é uma obrigação. A minha causa é ver um mundo mais humano, pessoas olhando-se mutuamente, respeitando as suas diferenças e encontrando-se nas suas essências.

Publicar rotineiramente é também uma exposição. Um poeta sabe que todo poema é autoral. (Neste ponto relato uma falsidade: nem sempre o poema do dia é o poema daquele dia – querendo dizer com isso que misturo poemas velhos e novos, despistando um pouco a minha vida cronológica). Um poeta também sabe que nem tudo que é autoral não é inventado – pois a fronteira entre a realidade e a fantasia, pelo menos na poesia, está longe de existir.

Confesso que há algo muito prazeiroso em escrever sempre. Trata-se da não linearidade na produção poética, isto é, criar poemas bons alternandos com poemas "ruins" - o que me absolve de ter que ser uma boa poeta e apenas ser poeta - como deve ser na arte e na vida.

Recebo os comentários no blog como prova de amor e respeito. Como um carinho que eu adoro.

Sobre dizer as minhas poesias, o silêncio de depois é das coisas mais gostosas que existem - são mergulhos profundos dos quais não se pode, rapidamente, retornar.

Um resgate do meu primeiro post: “Carrego no ventre uma humanidade inteira: engravidei de visões e não posso abandonar os filhos na travessia – este Homem haverá de mudar e este mundo será outro. Perdi os contornos, desmancho sem controlar, justo eu que careço de limites. Benditas as palavras que me cercam, se não eu ia evaporar... De tudo que insiste em ser relevante, só uma coisa importa: viver exatamente o agora e tecer o amanhã com fios de amor.”

http://misticasfemininas.blogspot.com/2009/04/eu-quero-viver-exatamente-o-agora-e.html

Um futuro, agora mais confiante e sendo ajudada pelas pessoas queridas: vou aprumar dois livros, um adulto e um “infantil”.

Este ano nascerá.

MÍSTICAS FEMININAS,
10 de abril de 2010

12 comentários:

  1. Parabéns Carla pelo primeiro aniversário do blog!

    Adoro consumir suas belas palavras!

    Com admiração,

    Claudia.

    ResponderExcluir
  2. Místicas na minha vida:
    Declamações em voz alta no meio do escritório na antiga companhia, fazendo todos parerem para ouvir e perguntar quem escreveu. E terminar dizendo que a poeta é minha amiga!
    NÃO TEM PREÇO!

    ResponderExcluir
  3. Carla querida, não resisti e me tornei sua fiel seguidora.Parabéns pela sua sensibilidade e seu blog aniversário!
    Adoro ler você sempre inquieta e intrigante!
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. carla,

    Hoje esbarrei com seu blog por mero acaso enquanto circulava na internet a procura de poesias...
    confesso que estou maravilhada! melhor... eu me senti parte... me identifiquei!
    ao começar pelo título... e passando por toda sua inquietude que vc mesma diz ser por certas vezes preguiçosa...
    também tnho meu blog que hoje apenas engatinha e estou sempre ávida por leitura e sou louca por poesia...seu blog me pareceu um belo presente e uma linda leitura a ser acompanhada..já estou te seguindo e pretendo ler tuuuuuuuuuuuudo....
    Bravo poeta!!!
    Abraço!
    Aline Morais Farias.
    http://alinemoraisfarias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Claudia querida, teu blog tb está uma delícia! Andei lendo umas coisas antigas e estou adorando!
    Ro, a gente perde o emprego mas não perde a poesia - hehe
    Cydia, obrigada pelas visitas!
    Aline, bem vinda e obrigada pelas palavras. Vou passear pelo teu blog! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Minha amiga linda,
    Sou feliz por ter acompanhando tua caminhada desde o início... Ao teu lado, unida às tuas palavras e à tua intensidade, me transformei, tomei contato com a minha fêmea e hoje estou aqui, feliz como nunca. Já disse que te amo inúmeras vezes e continuarei dizendo a cada palavra tua, que me revira por inteiro!
    Feliz Poesia!
    Beijos amorosos.
    Dani Dantas

    ResponderExcluir
  7. Dear Dani, primeira leitora de muitos dos meus poemas, vidas entrelaçadas pelo meio das palavras. Que bom que é assim! Bjs mil.

    ResponderExcluir
  8. Agora tenho que comemorar: o dia em que saiu da minha barriga e o dia em que pariu sua poesia para o mundo. Mais um brinde, filha.

    ResponderExcluir
  9. Amiga linda, parabens!! Vc tem um dom extraordinário! muitos beijos

    ResponderExcluir
  10. Mãe, comemoremos!

    Dê, que honra esta visita diretamente de Fortaleza! Estou acompanhando teu blog frequentemente e morrendo de vontade de aproveitar um pouquinho o agito daí! Bjs querida!

    ResponderExcluir
  11. Carla Amiga!!! Você me tira o fôlego...arranca as lágrimas que não querem rolar enquanto tento me fazer de forte...é um prazer imenso estar ao seu lado ao longo deste caminho...brindando cada novo poema!!!! Parabéns. Que venham muiiitos..novos ou velhos, mas desejo que venham sempre!!! beijokas amorosas!

    ResponderExcluir
  12. Que lindo! Adorei o texto, parabéns mais uma vez! Vc é F***** (no melhor e mais gostoso sentido da palavra) bjos

    ResponderExcluir